Os cabelos são protegidos naturalmente através da lubrificação pelo sebo, secretado das glândulas sebáceas. Essa secreção oleosa protege os cabelos contra a perda de água. Dá o brilho característico e determina o tipo de cabelo.

Porém, somente essa proteção não é suficiente. Os cabelos necessitam de cuidados especiais devido sofrer danos mecânicos e químicos que alteram sua estrutura. A cutícula é a camada mais externa do cabelo sendo a primeira a ser agredida e ter sua estrutura modificada.

Através de alguns processos como: descoloração, secadores de cabelo, exposição à luz solar, poluição, vento, temperatura da água da lavagem, entre outros.

Quando isso acontece a proteção do fio é diminuída e com isso as outras camadas do cabelo são expostas. O mesmo perde brilho, umidade (pontas ressecadas), resistência e vitalidade, podendo apresentar a modificação da coloração.

É essencial para os cuidados ao cabelo saber diferenciar o tipo de cabelo, utilizando produtos específicos para cada tipo. E sempre seguir as orientações dos dizeres de rotulagem dos produtos.

Tipos de cabelos:

  • Cabelo oleoso: O couro cabeludo apresenta exagerada produção de sebo pela hiperatividade das glândulas sebáceas. Deixando o cabelo gorduroso, pesado e sem volume. Esse tipo de cabelo necessita de produtos que equilibram o excesso de oleosidade. A limpeza pode ser diária com água fria (água quente estimula a oleosidade) e xampu desengordurante.
  • Cabelo misto: características de cabelo oleoso e cabelo seco, o couro cabeludo apresenta-se oleoso e as pontas secas e duplas. Deve-se ao não espalhamento do sebo pelas superfícies dos fios. Requerem cuidados especiais na lavagem e condicionamento.
  • Cabelo seco: as glândulas sebáceas são hipofuncionais, como o couro cabeludo tem pouca oleosidade, os fios acabam ficando ressecados, quebradiços e sem brilho. As cutículas se abrem deixando os fios porosos, ásperos e embaraçados.
  • Cabelo normal: glândulas sebáceas liberam oleosidade suficiente para deixar os fios brilhantes, macios, maleáveis e fáceis de desembaraçar tanto seco quanto molhado.

O cabelo cresce em média de 12 a 15 centímetros por ano.

Esse crescimento varia por diversos fatores:

  • Pós-parto: quando a mulher está grávida ela perde menos cabelos enquanto que no pós-parto, muitos fios entram na fase de repouso do ciclo. Este fato pode perdurar de 1 a 6 meses, mas se resolve completamente na maioria dos casos.
  • Dieta inadequada em proteínas: Pessoas com dieta pobre em proteínas podem desenvolver uma desnutrição protéica que não irá nutrir o fio do cabelo e estes passam diretamente para a fase de repouso.
  • Medicamentos: algumas drogas prescritas podem causar queda de cabelos temporariamente em um pequeno grupo de pessoas. Como medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia. O excesso de vitamina A também pode levar à queda de cabelo.
  • Tratamento de câncer: alguns tipos de tratamento farão com que as células responsáveis pelo crescimento do cabelo parem de multiplicar. Com isso, os cabelos ficam finos e quebradiços. Após o tratamento o crescimento capilar se reinicia.
  • Baixo nível de ferro: Pessoas que não absorvem ou não ingerem ferro, assim como mulheres com período menstrual prolongado, podem ter queda de cabelo.
  • Alopecia areata: queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos. Raramente ocore a perda completa dos cabelos. A causa dessa patologia ainda é desconhecida.
  • Calvície hereditária ou alopecia androgenética: tendência herdada que pode começar aos 20 ou 30 anos. Não há cura, porém existe alguns tratamentos medicamentosos.

Outros fatores

  • Infecção por fungos: Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. Dependendo da infecção por fungos, existe um tratamento específico levando à cura.
  • Fatores genéticos: existem grandes variações entre etnias. O cabelo asiático, muito longo e redondo, cresce rapidamente. Pelo contrário, o crescimento do cabelo africano é lento. É de forma oval e achatada, muito fino e curvo.
  • Sexo: o cabelo feminino cresce mais rapidamente que o cabelo masculino.
  • Influência hormonal: Cabelos de crianças são finos e despigmentados, na adolescência os cabelos são marcados por uma forte pigmentação e são mais espessos. Com o passar do tempo, o cabelo volta a ser fino e começa a perder a pigmentação.

Mantendo a beleza

Para manter a beleza dos cabelos deve-se utilizar os produtos corretos para cada tipo de cabelo e também fazer uma higiene adequada.

O xampu tem em sua composição uma substância específica para limpeza do couro cabeludo e dos cabelos, além disso, normalmente possui uma substância com características de condicionador para desembaraçar o cabelo.

Para cada tipo de cabelo existe um xampu específico. O xampu para cabelos oleosos teria uma parte de limpeza em maior quantidade do que a parte condicionadora e vice-versa para os cabelos mais secos. Os xampus para cabelos normais estão no meio termo entre essas duas condições de limpador e condicionador em medidas iguais.

Atualmente, os xampus também podem ter outros princípios ativos que ajudem na hidratação do cabelo, como algumas vitaminas, óleos essenciais, ativos vegetais, silicones, filtro solar e etc. E isto é bastante importante porque favorece o recondicionamento, a preservação e não agridem a cutícula.

Cadastre-se no site e fique por dentro dos nossos cursos e curta nossa página no Facebook.

# Script Wordpress Hotmart <> Utm's