Clique no número e entre em contato pelo WhatsApp leduco (11) 99987-8363

Fisioterapia

Reabilitação músculo esquelética

Direcionada aos pacientes que apresentam dor aguda ou crônica, LER/DORT, lesões traumato/ortopédicas, pré e pós-operatórios traumato/ortopédicos, lesões desportivas, fibromialgia, tendinites, bursites, entorse, distensões musculares, artrite reumatoide, osteoartrite, entre outros.

O programa de reabilitação musculoesquelética deve respeitar a individualidade do paciente, a patologia e, consequentemente, os problemas resultantes desta condição. Para iniciar o tratamento fisioterapêutico, é necessário que o paciente seja submetido a uma avaliação criteriosa para poder ser definido o plano de tratamento. Para isso temos uma gama de técnicas e métodos que associados fornecem a melhora da queixa do paciente. São eles: RPG, ventosaterapia, aurículo, agulhamento seco, liberação miofascial, bandagem, além de equipamentos como US, laser de baixa potência, infravermelho, TENS, entre outros.

 

RPG  – Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global foi criada em 1981, pelo francês Philippe Souchard, é um método manual realizado por fisioterapeuta que corrige a postura, melhora a dor nas articulações e previne problemas ortopédicos. Um dos diferenciais da técnica, é o fato de tratar o indivíduo, não a doença.

Esta técnica pode ser aplicada a várias patologias que requerem fisioterapia, como: problemas posturais, lesões articulares, patologias reumáticas, problemas traumáticos, doenças respiratórias, entre outras.

O método visa, também, atuar de maneira preventiva, buscando melhor equilíbrio e harmonia corporal, corrigindo a má postura e reeducando hábitos que proporcionam melhor qualidade de vida.

 

 

 

Indicações

  • Dores lombares, cervicais e dorsais;
  • Dores nos joelhos;
  • Dores nos pés e nas mãos;
  • Lesões por esforço repetitivo;
  • Hérnias de disco;
  • Asma e bronquite;
  • Artrite, artrose, bursite e tendinite.

Liberação Miofascial

Os músculos são envolvidos por uma espécie de tecido conjuntivo conhecido como “fáscia” que é composta por elastina e colágeno, cuja função primordial é potencializar os movimentos musculares, facilitando a contração, o deslizamento, a fricção, além de outras funções que amenizam as tensões resultantes dos seus movimentos.

A liberação miofascial pode ser definida como uma técnica de relaxamento muscular, com o objetivo de aplicar uma pressão profunda em alguns pontos do corpo, liberando a tensão da fáscia. Com esta técnica torna-se possível liberá-la e restaurar a sua função e, consequentemente, devolver a força muscular, diminuir as tensões, eliminar a dor local, trazer de volta os movimentos naturais da musculatura, curar possíveis lesões e sequelas. Enfim, devolver a saúde dos músculos e o seu funcionamento natural.

 

 

 

Indicações

  • Dores lombares, cervicais e dorsais;
  • Dores nos joelhos e ombros;
  • Dores nos pés e nas mãos;
  • Lesões por esforço repetitivo;

Ventosaterapia

Uma técnica muito antiga da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza a sucção como forma terapêutica. Consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele e do músculo. Ao ser realizada a sucção, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea favorecendo a nutrição de músculos, aliviando as tensões, dores musculares e articulares.

Ventosaterapia utiliza a sucção como forma terapêutica. Consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele e do músculo. Auxilia no processo de dissolução dos pontos gatilhos localizados na região de fáscia em decorrência da contração muscular involuntária. Essa técnica consiste na liberação do tecido conjuntivo auxiliando na liberação das fáscias, aumentando a circulação sanguínea e oxigenação para um melhor deslizamento das aponeuroses relaxando a musculatura afetada. Os tigger points (PG), se apresentam como uma das causas mais comuns de dor musculoesquelético, sendo uma condição de dor caracterizada por nódulos musculares palpáveis, localizado em áreas hipersensíveis da musculatura mais superficial nas fáscias. O tratamento por meio de ventosa é uma área utilizada pela fisioterapia.

A ventosaterapia objetiva a regularização da circulação sanguínea dos fluidos corporais, ajudando a eliminar fatores patogênicos promovendo a saúde e prevenindo doenças sanguíneas. Estudos demonstram que o tratamento com a ventosa é muito eficiente para tratamento da fibromialgia, algumas síndromes miofasciais a síndrome da fadiga crônica.

 

Indicações

  • Dores lombares, cervicais e dorsais;
  • Dores nos joelhos e ombros;
  • Dores nos pés e nas mãos;
  • Rigidez muscular
  • Fadiga
  • Ansiedade

Auriculoterapia  e Acupuntura auricular

A auriculoterapia constitui uma parte da Medicina Tradicional Chinesa e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É feita sobre os pontos auriculares que são zonas específicas distribuídas na superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. A maioria desses pontos tem a característica de tornarem-se reativos ante um processo patológico em sua zona correspondente no corpo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a orelha fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo).

Na prática clínica, tem se verificado que ao estimular um ponto auricular podemos nos deparar com diferentes manifestações sentidas pelo paciente, como sensação de corrente, energia que corre pelo corpo, calor que corre pelo pavilhão da orelha e que se reflete em partes específicas do corpo. O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar e deslocar o esparadrapo. As esferas assim colocadas podem permanecer por um período máximo de sete dias, e observa-se um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para refazer o tratamento.

 

 Indicações

Pode ser utilizada em praticamente todos os problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamentos. Promove também ação analgésica e anti-inflamatória e pode auxiliar nos quadros patológicos ortopédicos, reumatológicos, neurais, endócrinos, imunológicos, entre outros.

Dry Needling (Agulhamento Seco)

 

O agulhamento seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida (parecida com a de acupuntura), sem medicação, através da pele. A pesquisa preliminar apoia que o agulhamento seco auxilia no controle da dor, reduz a tensão muscular, normaliza a disfunção bioquímica e elétrica de placas motoras, facilitando um retorno acelerado da função.  Fisioterapeutas utilizam esta técnica com o objetivo de liberar/inativar os pontos-gatilhos e diminuir a dor musculoesquelética, neuropática e articular

Quando a agulha é inserida no ponto gatilho há um aumento de irrigação sanguínea no local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos causando o relaxamento da musculatura. Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha e com isso, a dor melhora

Muitos pacientes relatam melhora da dor imediatamente após a aplicação.

Outro efeito local é o alongamento das estruturas citoesqueléticas, seguido de recuperação do comprimento normal dos sarcômeros devido à diminuição da sobreposição dos filamentos de actina e da miosina.

O estresse mecânico provocado pela agulha auxilia a remodelação tecidual

Quando a agulha é inserida há liberação de várias substâncias vasoativas. Essas atuam na vasodilatação e no aumento do fluxo sanguíneo local que resulta em redução da concentração das substâncias algogênicas, e diminuição da ativação dos nociceptores culminando na resolução da sensibilização periférica

Estudos mais recentes apontam que o AS aumenta o número de opioides via sistema endocanabióide. Esses canabinóides podem inibir a liberação de várias citocinas pró-inflamatórias diminuindo assim, a dor e a inflamação.

 

Indicação

  • Torcicolos
  • Síndrome miofascial
  • Cefaleia (Enxaqueca tensional)
  • Dores na cervical, torácica e lombar.
  • Lesão do Esforço Repetitivo (LER)
  • Dores nos joelhos, ombro e quadril

– Eletroterapia analgésica e antinflamatória

– Alongamento e fortalecimento muscular

– Treino funcional

# Script Wordpress Hotmart <> Utm's