Clique no número e entre em contato pelo WhatsApp leduco (11) 99987-8363

Tricologia Clínica

Queda de Cabelo (Alopecias / Eflúvio telógeno)

Há várias causas para queda de cabelo. A seguir, vamos ver algumas delas.

Calvície ou alopecia androgenética é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema. Apesar do termo “andro” se referir ao hormônio masculino, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos deixando os cabelos mais ralos.  

Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo, ou seja, perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações (pode acontecer na barba, também).  Os cabelos, quando renascem, podem ser brancos, adquirindo posteriormente sua coloração normal. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. 

Eflúvio telógeno é caracterizada pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Seu aumento é visto principalmente naquele bolo que cai no chuveiro ou fica na escova quando penteamos. O eflúvio tem uma duração predeterminada de dois a quatro meses, caso não haja outra doença associada. E, de um dia para o outro, há uma aparente melhora. Pode ser:

  • Eflúvio telógeno agudo: sua causa está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda. Os eventos mais associados à queda são: pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, algumas medicações, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias, especialmente a bariátrica, por conta da perda de sangue e do estresse metabólico, além do estresse.
  • Eflúvio telógeno crônico: a fase na qual os fios caem muito, se assemelha à versão aguda. Porém, em longo prazo, é diferente. Há ciclos de aumento dos fios na fase de queda, de forma cíclica, uma ou duas vezes por ano, ou a cada dois anos, dependendo do paciente. Conforme o tempo passa, o paciente fica com o cabelo mais volumoso na base e menos volumoso no comprimento.

Dermatite Seborreica

É uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas.

É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo, evitar tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de se vestir; controlar o estresse físico e mental e a ansiedade.

Foliculite

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados. A foliculite pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Os sintomas são: surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região. São raros os casos deste tipo de foliculite que causam complicações. Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos.  Os sintomas são: grandes áreas avermelhadas; lesões elevadas com pus amarelado no meio; as partes atingidas ficam muito sensíveis e doloridas; apresentando em alguns casos dor intensa.

  • Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite.
  • Evitar lavagens antissépticas rotineiramente, pois deixam a pele seca e eliminam as bactérias protetoras.
  • Manter a pele hidratada.
  • Tomar cuidado ao fazer a barba, usar gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes.
  • No caso da pseudofoliculite da barba, o mais indicado é usar barbeador elétrico.

Tratamentos

O objetivo do tratamento é estacionar o processo de queda de cabelo e recuperar parte da perda. Para isso, há vários recursos que devem estar associados. O uso de cada recurso vai depender da avaliação capilar que deve ser precisa.

Laser de baixa intensidade

Os aparelhos de laser de baixa potência mais utilizados emitem luz vermelha ou próximo ao infravermelho. Suas propriedades biológicas dependem das características físicas de cada tipo de luz:Vermelha: é mais curta, com comprimento de onda entre 600 a 700 nm. Por ser mais curta, penetra e age mais superficialmente na pele, entre 2 a 3 mm da superfície.Infravermelho: possui comprimento de onda mais longo, entre 800 a 1200 nm. Isso permite sua ação em camadas mais profundas da pele, entre 5 a 10 mm. A média de profundidade do fio de cabelo na pele é de 4,16 mm. Por isso, justifica-se o uso de faixas entre vermelho e infravermelho de laser para tratamento da queda de cabelo e calvície. O laser é capaz de aumentar a energia disponível para as células dos cabelos. Esse aumento de energia seria responsável pela ativação de células-tronco e de fios de cabelo dormentes, promovendo o crescimento capilar. Há vários estudos do uso de laser na terapia capilar e neles observou-se que a energia do laser capilar penetra nos tecidos e aumenta a produção da adenosina trifosfato (ATP). O ATP é uma molécula responsável pelo transporte de energia de um local para outro nas células. O aumento do ATP, e portanto, da energia, poderia desencadear as ações que culminariam com o aumento da densidade capilar. Outro mecanismo proposto seria a melhora da irrigação sanguínea do couro cabeludo. Segundo essa teoria, o laser capilar induz a liberação de óxido nítrico. O óxido nítrico é uma substância capaz de dilatar os vasos sanguíneos. O aumento da sua produção no couro cabeludo melhora o fluxo sanguíneo dos folículos capilares. A melhor irrigação e possível nutrição dos folículos poderia ajudar a ativar fios dormentes e melhorar a saúde capilar. Além desses efeitos diretos, o laser também pode contribuir para a queda de cabelo e calvície através da sua ação anti-inflamatória e da modulação da resposta imune. Por fim, outro mecanismo, desta vez mais relacionado à queda de cabelos, também foi sugerido. Nessa teoria, o laser promoveria o aumento da taxa de proliferação das células capilares e da duração na fase anágena. Ao aumentar o tempo de crescimento dos fios, consequentemente há diminuição da queda de cabelos

Microagulhamento

Consiste em uma técnica aplicada através de um equipamento chamado roller, que utiliza um mecanismo com agulhas estimulando a produção de colágeno, a vasodilatação e a angiogênese.

As agulhas lesionam a pele provocando processo inflamatório que leva a liberação de fatores de crescimento endógenos, através da resposta ao processo inflamatório, culminando na produção do colágeno (dependendo do tamanho da agulha) e no estímulo ao crescimento do pelo.

Autores relatam que o Microagulhamento favorece a liberação a ativação de fatores de crescimento que estimulam a produção do novo colágeno na derme papilar, além de promover a neoformação vascular, que é fundamental na melhora da qualidade e no aumento da densidade dos fios.

Além destes benefícios, o Microagulhamento auxilia o Sistema de Acesso Transdermal de Ingredientes (SATI) facilitando a permeação de ativos. Ao rolar o equipamento sobre a pele, microcanais são criados e dessa forma os cosméticos ou formulações aplicadas em sequência penetram de forma muito mais eficaz e rápida. Segundo estudos, há um aumento de mais de 80% da penetração dos ativos. Portanto, se utilizarmos ativos que estimulem o crescimento de cabelo, a efeito desejado será potencializado.

Ativos que estimulam a unidade folicular

Há inúmeros cosméticos que promovem as seguintes características: aumento do volume e fortalecimento dos fios; favorece a circulação sanguínea e consequentemente a nutrição e oxigenação do folículo; aumento de metabolismo celular; aumento da densidade dos cabelos e redução da queda capilar; normalização da produção sebácea e crescimento do cabelo. Para designar um cosmético específico vai depender das condições do couro cabeludo e de uma avaliação criteriosa.

Alta frequência

A Alta Frequência Capilar é um equipamento que tem a capacidade de gerar uma corrente elétrica alternada com frequência alta junto com gás fisioquímico (árgon, neônio ou xênon) que ao entrar em contato com o local do tratamento produz imediatamente um campo eletromagnético e ozônio. Causa vários efeitos:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Melhora a oxigenação tissular (pele) do couro cabeludo;
  • Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • Bactericida (elimina bactéria anaeróbias);
  • Fungicida (elimina fungos);
  • Cauteriza e ajuda na cicatrização.

Óleos essenciais e Argilas

Os óleos essenciais são 100% naturais e apresentam eficácia comprovada. Além de oferecer benefícios sistêmicos, quando inaladas, as partículas dos óleos essenciais vão diretamente para parte superior do nariz, onde estão localizadas as células receptoras do sistema olfativo. Á partir daí, mensagens eletroquímicas são enviadas para área do cérebro associadas aos cheiros. Essas mensagens agem no sistema límbico e levam a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, relaxantes, estimulantes ou proporcionadoras de um grande bem-estar. Os óleos vegetais são utilizados como veículos carreadores para conduzir os óleos essenciais para a pele e poderem ser absorvidos. Cada óleo essencial atua de maneira diferente no organismo humano. Os óleos essenciais podem ser aplicados junto às argilas, associando os benefícios que elas oferecem.

Eles podem ser usados ​​para purificar o couro cabeludo, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Alguns óleos essenciais estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento quando está lento. Os óleos essenciais também ajudam controlar a oleosidade no couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios.

Reflexologia crânio facial

Trata-se de uma massagem realizada em toda a cabeça abrangendo couro cabeludo e face e tem como principais benefícios: melhora da irrigação sanguínea e, consequentemente, da oxigenação tecidual, relaxamento, auxílio no sono, desperta sensações bem-estar, além de ajudar na queda de cebelo e calvície

# Script Wordpress Hotmart <> Utm's