As temperaturas mais frias exigem cuidados especiais e produtos adequados

Chegou a estação mais fria do ano e com ela, devido à baixa umidade do ar e vento gelado e seco, ocorrem algumas mudanças no nosso corpo, principalmente na pele e no cabelo que merecem cuidados redobrados. Além das baixas temperaturas, temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados neste período, o que também ajuda a reforçar o processo de ressecamento da superfície da pele. Enquanto os fios dos cabelos, por sua vez, tendem a ficar arrepiados, opacos e enfraquecidos.

É importante tomar banhos mais rápidos e com temperaturas mais mornas, não abusando do uso de sabonetes ou buchas”, afirma Adriana Teixeira, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi. “Não se pode esquecer também de diariamente usar hidratante para evitar a perda excessiva de água da pele“, reforça. Já para os cabelos a orientação da professora é utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo, além de fazer hidratação.

Cuidados com a pele

No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, tornando importante o uso de mais hidratantes específicos para proteger a pele, sabonetes mais suaves e cremes com maior poder de lubrificação e proteção.

Os mais indicados são os hidratantes que incluem na sua composição manteiga de karité, ureia, leite de aveia, óleo de semente de uva, entre outros compostos que permitem uma ação umectante e emoliente para a pele.

Cuidados com os cabelos

Comum durante a estação é o aumento no uso do secador. Mas se secar os cabelos for inevitável, o melhor é usar um bom leave-in, que protege do ar quente do secador. É normal haver também um aumento na queda, mas não por causa do frio, e sim porque a cabeça é lavada com menos frequência.

Quanto menos a cabeça é higienizada, mais fios tendem a cair. Caso a queda seja maior do que 70 ou 100 fios/dia, o ideal é procurar um dermatologista. Consulte um profissional de terapia capilar para tirar suas dúvidas.

Para tratar adequadamente os cabelos no inverno os produtos devem ter ativos como:
– Proteína hidrolisada da aveia, que possui efeito umectante e emoliente;
– Lipocolágeno, que promove condicionamento aos fios e protege a cutícula dos cabelos;
– Aminoácidos e Peptídeos de Amêndoas, que promovem a organização molecular da fibra dos cabelos e formam um filme que protege e dá resistência aos fios dos cabelos;
– Glicoceramidas, que evitam a quebra dos cabelos.

Mais que utilizar bons produtos no inverno é importante saber que beber bastante água e comer frutas e verduras sempre ajuda. Alimentos ricos em ômega 3, como os peixes, têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, e vitaminas como A e E, encontradas em algumas hortaliças e frutas, são ótimas soluções para pele seca já escamada.

# Script Wordpress Hotmart <> Utm's